Fonte: Reuters
Ludis

Europeu e Copa América adiados. Champions, Liga Europa e competições nacionais aguardam decisão

UEFA e Confederação Sul-americana de futebol (CONMEBOL) decidem adiar as competições para daqui a um ano, em virtude do avanço exponencial do surto de covid-19. As finais da Liga dos Campeões e Liga Europa serão, ao que tudo indica, reagendadas.

A decisão foi tomada na reunião entre o organismo de futebol e as 55 federações nacionais dos países e, mais tarde, confirmada em comunicado pela UEFA. O organismo refere que “a saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, tal como evitar a pressão desnecessária aos serviços públicos nacionais nas cidades-sede do Euro. Este adiamento ajudará a que sejam terminados os campeonatos nacionais, actualmente suspensos por causa do surto covid-19”.

A federação norueguesa foi a primeira a anunciar o adiamento da competição europeia entre seleções, ainda antes do comunicado da UEFA. Através do twitter, anunciou que o Campeonato da Europa seria adiado para 2021.  Um adiamento que sigfinica, ainda, uma mudança na Liga das Nações agendada para 2021.

Copa América adiada para 2021

A CONMEBOL também confirmou o adiamento da competição mais importante a nível sul americano. O Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Dominguez destaca a medida como necessária face a uma situação inesperada e que corresponde a um aumento gradual de casos pelo novo coronavírus.

“Para a CONMEBOL não foi fácil tomar esta decisão, mas devemos sempre proteger a saúde de nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano”, reforça o presidente do organismo.

Novas datas para a Champions e Liga Europa

Há três possibilidades em cima da mesa. A primeira passa por aproveitar o possível adiamento do Europeu para conseguir reagendar novas datas. A segunda hipótese passa pela criação de um novo sistema que possa promover a realização de um modelo competitivo em Final Eight ou Final Four como há por exemplo na Liga das Nações. A terceira, e consequentemente mais drástica, tem como finalidade anular as competições europeias, declarar de forma oficial que não existe um vencedor e focar atenções para a época 2020/21.

Ainda sem fumo branco, a final da Liga dos Campeões, que se realiza na Turquia, em Istambul, em 2020, poderá passar para 27 de junho. No mesmo sentido, a final da Liga Europa será jogada em Gdansk, ao que tudo indica, no dia 24 de junho. As datas podem ou não ser confirmadas mediante o trabalho do grupo criado para estudar os calendários de 2019/20.

Campeonatos e Taças nacionais

No que toca às competições nacionais existem também três hipóteses a serem analisadas. Em primeiro lugar, surge a possibilidade de se aguardar ao máximo para poder fazer todos os jogos em falta, mal seja possível voltar a jogar em segurança. Outro contexto, também igualmente possível, passa por encurtar a forma de encontrar um campeão, num modelo de eliminatórias e playoff. Caso a situação continue e se alastre desfavoravelmente, não havendo possibilidade de jogar os compromissos em falta, será necessário declarar campeão a equipa líder da prova até à suspensão ou, numa outra possibilidade, a equipa que tivesse chegado ao fim da primeira volta na frente.

Perante a atual conjuntura, será criado um grupo de trabalho com representantes de clubes com o objetivo de estudar o calendário e observar as várias propostas em cima da mesa. Ao mesmo tempo, será avaliada a evolução da pandemia, bem como as possibilidades de cada um dos países para terminar os seus respetivos campeonatos.

Fotografia de destaque retirada da Reuters

João Costa e Silva
Estudante da licenciatura em Jornalismo e Comunicação.