
Competições desportivas suspensas
A Liga de Futebol Profissional vai parar os campeonatos profissionais, com efeitos já nos jogos deste fim de semana.
O organismo resolveu suspender o campeonato da I e II Liga por tempo indeterminado, depois de ter reunido com os médicos do clube. Em causa estão as implicações do novo coronavírus na saúde dos jogadores.
No seguimento da reunião entre a Comissão Permanente de Calendários com a Direção Executiva da Liga Portugal, suspenderam-se as competições profissionais de futebol da Liga NOS e da LigaPro e anunciaram também a realização de reuniões da Comissão Permanente de Calendário, de três em três dias, para que seja efetuado o ponto de situação da evolução da pandemia e das concretas medidas a adotar. Apelaram ainda à suspensão imediata dos treinos e a que todos os agentes desportivos do futebol profissional adotem condutas de contenção social, para que se possa retomar rapidamente a atividade desportiva normal.

Fotografia retirada da Lusa
Esta decisão surge no mesmo dia em que em Espanha foram suspensas as próximas duas jornadas dos campeonatos da I e II Liga. Já o primeiro campeonato a ser suspenso foi a Série A italiana, quando o governo decretou a suspensão de todos os jogos de forma temporária, devido ao avanço do surto de covid-19. No caso da Liga francesa, até dia 15 de abril todos os jogos se vão realizar à porta fechada. Em relação à Premier League não há para já qualquer decisão sobre a eventual suspensão do campeonato, embora seja uma opção que não excluem, ainda que todos os jogos se tenham realizado com a presença de público.
A UEFA suspendeu também hoje todos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, para evitar a propagação da pandemia de Covid-19, informou o organismo responsável pelo futebol europeu.
Fotografia de destaque retirada do jornal O Jogo