Ludis

China: O maior estádio de futebol do mundo já está a ser construído

O espaço que há de receber cem mil pessoas deverá ser inaugurado em 2022. Grupo chinês tenciona pôr de pé, depois deste, vários dos maiores estádios do mundo para acolher um dia um mundial da modalidade.

À medida que as restrições e o isolamento social na China vão sendo lentamente levantados, o país vai tentando regressar à normalidade. Embora as competições desportivas se mantenham, por enquanto, suspensas, o clube de futebol Guangzhou Evergrande decidiu avançar com a construção do seu novo estádio. Com a ambição de criar o maior estádio de futebol de todo o mundo, estima-se que o projeto custará cerca de 1,55 mil milhões de euros, segundo o Notícias ao Minuto.

O novo espaço do clube chinês terá lugar para cem mil adeptos, ultrapassando a lotação do maior estádio do mundo atualmente, Camp Nou, em Barcelona. Sendo Guangzhou conhecida como a cidade das flores, o ‘design’ do projeto é inspirado nas formas de uma flor de lótus, explica a CNN.

O vice-presidente do China Evergrande Group, Xia Haijun, contou que o objetivo do investimento é, por um lado, criar um novo marco a nível mundial, comparável à Sydney Opera House, na Austrália e ao Burj Khalifa, no Dubai, e, por outro, dar ao mundo um símbolo importante do futebol chinês, cita também a CNN.

As obras tiveram início no passado dia 16 de abril e, de acordo com o Notícias ao Minuto, a inauguração está prevista para o verão de 2022. A ESPN noticiou ainda que, segundo Xia, o Evergrande tenciona construir, por toda a China, entre três e cinco estádios com capacidades para entre 80 mil e cem mil adeptos, para que o país possa acolher um dia um Campeonato do Mundo.

Fotografia aérea de camiões no local de construção na cerimónia de início das obras – CNN

Fotografia de destaque retirada de Give Me Sport

Isabel Pinto
Redatora do jornal Pari Passu e estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra.