Ludis

Braga regressa ao trabalho com testes à Covid-19

Os jogadores do Sporting de Braga fizeram, esta manhã, na Cidade Desportiva do clube, testes de rastreio à Covid-19. A medida implementada visa permitir o regresso da equipa de futebol profissional ao trabalho no relvado.

O resultado negativo dos testes, realizados por um laboratório externo e certificado para o efeito, não inviabiliza, ainda assim, a necessidade de medidas que garantam condições higiénicas e sanitárias de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde. Para isso, foi elaborado um protocolo de retoma que irá ser aplicado na Cidade Desportiva, de modo a que, tal como foi anunciado pelo clube, a equipa regresse aos treinos na próxima segunda-feira.

O protocolo prevê, entre outras coisas, a higienização de todo o edifício. O uso de elevadores dentro da infraestrutura estará proibido, pelo que todos os circuitos de passagem estarão abertos, evitando-se o uso de puxadores e interruptores. Será ainda disponibilizado, em locais estratégicos, gel desinfetante.

Todos os atletas serão diariamente sujeitos a medição da temperatura corporal à entrada da Cidade Desportiva, para registo e controlo do Departamento Médico e preencherão um questionário para avaliar eventuais cenários de infeção. Fora do treino, é recomendado aos jogadores o isolamento social.

Os treinos, que, numa fase inicial, serão individualizados, vão acontecer em sete campos, sendo que existirá sempre uma distância mínima de 10 metros entre jogadores/treinadores. Cada jogador receberá, no dia anterior, a informação que necessita para o treino e terá ao seu dispor o material necessário para a sua realização. O Braga diz no seu site que “respeitará as deliberações legislativas e as indicações das autoridades sanitárias para a transição, logo que possível, para a fase de treinos de grupo com contacto”. A logística dos treinos contará com um número muito reduzido de pessoas. Qualquer elemento externo à estrutura profissional do Braga está proibido de entrar nas instalações.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Foto: Sporting de Braga

 O Diretor Clínico do Braga, Vítor Moreira disse que “o Braga quer ser o exemplo”. Em declarações ao site do clube, relembra que o clube está “a cumprir escrupulosamente todas as recomendações das autoridades sanitárias”, mas com a consciência de que “o mais importante é salvaguardar a segurança de todos”.

Paulinho, jogador do Braga, disse, em entrevista ao Expresso, que no clube “ninguém está com espírito de férias”. A direção do Braga, devido aos prejuízos causados pela pandemia, viu-se obrigada a reduzir os salários dos jogadores. “Chegámos a um consenso ao fim de uma só reunião”, diz o avançado.

A equipa sénior masculina de futebol é a única a regressar ao trabalho nesta fase.

Foto de destaque: Sporting de Braga

Francisco Martins
Estudo Jornalismo e Comunicação e foi algures entre a escrita e o desporto que lá veio a ideia de poder vir a ser jornalista. Contar histórias, conhecer pessoas e relatar o que de especial há nelas. No fundo, dar aos outros coisas para falarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.