
Banksy doa ao SNS britânico obra de homenagem a profissionais de saúde
Os super-heróis clássicos são postos de lado e dão espaço aos heróis da atualidade: o pessoal médico que luta diariamente contra a pandemia.
O artista urbano Banksy doou a sua mais recente obra ao General Hospital, em Southampton, no Reino Unido. O quadro trazia um bilhete de agradecimento aos profissionais de saúde que têm trabalhado no combate à COVID-19. Para já, a pintura encontra-se exposta no hospital no sul de Inglaterra, mas será leiloada dentro de alguns meses. O dinheiro reverterá a favor do Serviço Nacional de Saúde britânico.
Paula Head, uma das responsáveis no hospital, revelou que a unidade hospitalar sofreu “um impacto direto [da pandemia] com a perda trágica de muitos amados e respeitados membros do ‘staff’ e amigos”, divulgou o Público, citando a BBC. Os restantes trabalhadores partilharam com a imprensa local que a descoberta da pintura lhes deu uma “injeção de incentivo”, diz a Euronews. Segundo a pequena nota que Banksy deixou junto do quadro, era mesmo esse o objetivo: “Muito obrigado por tudo o que estão a fazer. Esperemos que isto anime um pouco o local, mesmo que seja a preto e branco”.
A peça tem o nome de “Game Changer”, escreveu o artista na sua página de Instagram, e mostra uma criança ajoelhada a brincar. Ao lado está um cesto com dois brinquedos que parecem representar Batman e Homem-Aranha. Na mão do menino está o boneco de uma enfermeira com uma capa pelos ombros e o braço esticado para cima, como o Super-Homem é normalmente apresentado. O rosto da enfermeira está coberto com uma máscara e a sua farda tem desenhada uma cruz vermelha, o único elemento colorido da imagem.
Banksy é talvez o artista urbano mais conhecido no mundo, ainda que a sua identidade permaneça uma incógnita. O anonimato é usado para fazer críticas sociais, defender causas e, agora, homenagear os heróis da atualidade, num país onde o novo coronavírus já fez mais de 30 mil mortes.
Fotografia de destaque retirada de Time Magazine