
Atividades ao ar livre serão banidas no Reino Unido se isolamento for violado
O aviso foi dado neste domingo pelo Secretário de Saúde Matt Hancock após aglomerações de pessoas em diferentes pontos de Londres
Com um final de semana ensolarado, o mais quente dos últimos seis meses em Londres, dezenas de pessoas saíram de suas casas para praticar atividade física e aproveitar o bom tempo. As aglomerações inesperadas causaram alvoroço por parte das autoridades, que declararam que irão proibir exercícios ao ar livre caso os cidadãos voltem a desrespeitar as regras de isolamento para impedir o alastramento da COVID-19.
Inúmeros parques foram fechados em Londres na noite de sábado para domingo, após autoridades terem constatado um número alto de pessoas nestes locais. Muitos estavam tomando banho de sol ou realizando piqueniques em grandes grupos. O Secretário de Saúde do Reino Unido Matt Hancock apontou, depois desse episódio, que tomar banho de sol, por exemplo, é contra as indicações das autoridades.
O Brockwell Park, em Londres, foi forçado a fechar seus portões no último sábado após autoridades locais anunciarem que no dia anterior o parque havia recebido mais de 3 mil pessoas, a maioria para banhos de sol em grupos de mais de 2 pessoas. Uma situação semelhante ocorreu neste sábado em Primrose Hill, no Distrito de Camden Town, em Londres, quando a polícia declarou estar desapontada com a quantidade de pessoas reunidas no parque.

Em seu perfil no Twitter, a polícia local postou: “#Decepção é a única palavra para descrever o que nós vimos no parque de Primrose Hill, hoje. Nós dispersamos mais de 100 pessoas que achamos fazendo piqueniques, tomando banho de sol ou conversando com os amigos!”. Na postagem, as autoridades ainda publicaram uma foto do parque, que foi tirada algumas horas após a primeira retirada de pessoas, e escreveram: “Vejam só uma foto que nós tiramos quando voltamos um pouco mais tarde…”.
Em declaração cedida à Sky News, o Secretário de Saúde do Reino Unido afirmou que a grande maioria das pessoas está seguindo as recomendações de saúde e ficando dentro de casa, mas que ainda existe uma minoria desrespeitando tais medidas: “Honestamente, é inacreditável ver que ainda existem pessoas ignorando as regras de isolamento”.
Matt Hancock também disse à BBC News que o governo irá entrar em ação se mais medidas forem necessárias para impedir a aglomeração de pessoas. “Se vocês não querem que exercícios físicos ao ar livre sejam banidos por nós, então vocês têm que seguir as regras”, declarou o secretário.
Fotografia de destaque retirada do site AP (Matt Dunham)