Artem

Atividades da Casa da Música limitadas até 3 de abril

Norte é das zonas mais afetadas pelo novo coronavírus no país. A arte na Invicta encontra-se bastante condicionada.

Localizada no Porto, também a Casa da Música, palco de diversas atividades culturais, viu a sua agenda afetada pela pandemia da COVID-19. Atuações como a de Dave Holland, Kenny Barron e Jonathan Blake, da Orquestra Sinfónica do Porto, de Bárbara Tinoco, de Diogo Mendes, entre outras, foram canceladas.

Em comunicado, a Fundação Casa da Música anunciou, esta quinta-feira, o cancelamento dos concertos até dia 3 de abril, limitando a atividade às visitas guiadas e à restauração. Anuncia que a decisão tomada surge no “contexto da prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus”.

Consta, também, no comunicado, que será feito o reembolso do valor dos bilhetes já pagos. Este “será feito presencialmente na bilheteira da Casa da Música, se aí foram adquiridos, ou eletronicamente, se foram obtidos online”. A instituição realça ainda que, sempre que a evolução da situação o justifique, “será prestada nova informação sobre esta matéria”.

Entre as atuações canceladas, encontra-se o músico Diogo Mendes, que iria atuar a 31 de março. Conhecido por marcar a nova geração da guitarra portuguesa ao estilo de Coimbra, o fundador do “Grupo de Fado Amanhecer” afirma, em entrevista ao jornal Pari Passu, que “é uma medida necessária e compreensível, especialmente tendo em conta que é o norte do país que está com mais casos, de momento”. Conhecido em casas de fado da cidade dos estudantes, Diogo acrescenta ainda que, juntamente com a instituição, está à procura de uma nova data para atuar.

A Casa da Música, à semelhança de dezenas de instituições culturais, cancela a sua programação até ao início do mês de abril, indo ao encontro das medidas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das medidas preventivas é a suspensão de eventos em espaços fechados que possam reunir mil pessoas ou em espaços abertos, quando o público for superior a cinco mil participantes, segundo o jornal Público.

Fotografia de destaque retirada do jornal Público

Sara Carrulo
Estudante da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.