
Algarve com reservas antecipadas de toldos de praia para o verão
A incerteza gerada pela pandemia da Covid-19 está a levar os cidadãos a fazerem reservas antecipadas de toldos de praia no Algarve e a procurarem os concessionários.
A duas semanas da abertura da época balnear, prevista para 6 de junho, o dono de uma concessão na praia da Rocha Baixinha Nascente, Rui Cardoso, disse que está a ser contactado por “clientes preocupados”, que querem saber “como vão ser aplicadas as regras e se há alterações nas disposições dos chapéus”.
“Sempre houve reservas, mas nota-se que há uma preocupação dos portugueses em reservar o toldo antecipadamente, com medo de ficarem sem lugar no verão, algo que se passa também com colegas meus.”
Os concessionários “ainda não foram esclarecidos pelas autoridades” e estão em falta “muitos detalhes nas informações recebidas”, mas Rui Cardoso acredita que possam “haver novidades” a tempo da abertura da época balnear.
Com um negócio que “só entre 15 de julho e o fim de agosto é que vive dos turistas portugueses”, já que o resto da temporada “está dependente” dos estrangeiros, e “com os hotéis fechados e sem voos”, Rui Cardoso teme que não haja clientes.
Outro dos problemas apontados pelo empresário prende-se com a obrigatoriedade da existência de “três nadadores salvadores a cada a 100 metros”, que questiona se “os custos irão aumentar com uma extensão da concessão”, realçando o facto de “não haver nadadores salvadores suficientes”.
A diretora da Marina de Vilamoura, responsável por sete concessões de praia, revelou à Lusa que, durante algum tempo, “houve uma certa apreensão”, gerada pelo novo coronavírus, mas depois foi decidido aceitar as reservas dos clientes, embora “condicionadas à possível situação do país” no verão.
Isolete Correia afirma que os portugueses “estão desejosos de ir de férias”, e acredita que Portugal “será um dos destinos de preferência de férias dos europeus”, já que “o país se portou bem”, tendo sido eleito como um dos melhores destinos pós Covid-19.
O vice-presidente da Associação dos Industriais e Similares Concessionários das Praias da Orla Marítima do Algarve, Artur Simão, adiantou à Lusa que estão a ser preparadas reuniões em cada concelho da região, “para ultimar pormenores”, com uma “participação ativa dos concessionários”.

Fotografia de destaque retirada da Agência Lusa