
8 séries para te tirar do tédio nessa quarentena
Ficar somente em casa, para alguns, pode ser um desafio enorme, mas é preciso que se respeite essa medida dado o momento em que nos encontramos. #Staythefuckhome, Flip the switch challenge, perfis motivacionais, “memes”, aulas de “yoga” pelo Instagram… tem de tudo para te entreter nesses dias de isolamento. Pensando nisso, a Pari Passu se reuniu para indicar as melhores séries da Netflix para você. É só escolher a sua preferida!
THE WITCHER
Indicado por: Iana França
Para os fãs de ficção e fantasia, nossa primeira dica é a série “The Witcher”, lançada no final de 2019 pela plataforma de streaming Netflix. Essa série é baseada em três coletâneas de contos escritos entre as décadas de 80 e 90 por Andrzej Sapkowski.
Os livros, porém, só ganharam fama fora da Polônia em 2007, quando a empresa de jogos eletrônicos CD Projekt RED adaptou a obra em um RPG para computador. Para atingir sucesso mundial e se tornar cada vez mais conhecida, a saga contou com o trabalho da showrunner e roteirista-chefe Lauren Hissrich e sua equipe para se transformar em uma das mais famosas séries da Netflix em 2019.
Ainda com apenas 1 temporada lançada, “The Witcher” narra em 8 episódios as histórias da feiticeira Yennefer de Vengerberg, da princesa Cirilla Fiona e do bruxo Geralt de Rivia. A narrativa da série se passa em três tempos diferentes. Ao conhecer as linhas de tempo, quem assiste pode notar que várias falas e ações de uma época impactam os eventos de outra.
SEX EDUCATION
Indicado por: Francisca Lobato
À primeira vista, “Sex Education” pode parecer só mais uma daquelas séries adolescentes sem muita originalidade. Mas a verdade é que essa trama britânica lançada pela Netflix vai muito além disso. Meio comédia, meio drama, “Sex Education” conta a história de Otis, um adolescente de 16 anos, que sente sua sexualidade aflorando, mas tem inúmeras travas para lidar com a situação.
Paradoxalmente, por ter crescido em um lar com sua mãe, terapeuta sexual, Otis começa a dar conselhos sexuais para alunos do colégio e cria, a partir daí, um grande negócio.
Já com duas temporadas, “Sex Education” se mostra uma série interessante de se assistir: leve – e muito boa para maratonar -, mas que, ao mesmo tempo que diverte, trata de assuntos muito mais complexos, como afetividade humana, masculinidade tóxica, homofobia, autoaceitação e sexualidade. De uma forma até mesmo didática, “Sex Education” humaniza falar sobre sexo na adolescência e foge dos clichês teens, mostrando que a melhor saída é quebrar tabus e se comunicar! Vale dar destaque, também, para a fotografia da série e a criatividade dos diálogos entre personagens.
THE ENGLISH GAME
Indicado por: Francisco Martins
Essa dica vai para os amantes de futebol, que estão com aquela saudade de assistir a uma partida, já que todas foram suspensas por enquanto. “The English Game”, a novíssima série baseada em uma história real, estreou ontem na plataforma Netflix e já está conquistando o coração de muita gente.
O projeto é que esta seja uma minissérie, portanto não há rumores de haver uma segunda temporada. Em seis episódios, “The English Game” é um drama histórico que narra a génese do futebol no Reino Unido. Para agradar mais ainda aos fãs do esporte, algumas cenas da série foram gravadas dentro do campo, com câmeras utilizadas nas transmissões televisivas da Premier League.
“The English Game” mostra como um esporte inicialmente elitista, reservado apenas à aristocracia inglesa, passou a ser jogado também por trabalhadores comuns, o que culminou numa luta de classes que deu origem ao futebol contemporâneo. É exatamente essa luta – cujo ápice é a final da Taça Inglesa, no ano de 1883, entre os aristocratas da Eton College e os operários de Blackburn – que é narrada na mais nova minissérie da Netflix.
PEAKY BLINDERS
Indicado por: Isabel Pinto
“You do not fuck with the Peaky fucking Blinders!”. Ah… essa é clássica da série, pode reparar quando começar a maratonar as 5 temporadas disponíveis na Netflix. A série da BBC foi criada com inspiração na história real da famigerada família Shelby, também conhecida como a gangue criminosa dos Peaky Blinders. O nome foi escolhido pelas histórias de que todos os integrantes da gangue usavam uma boina com uma lâmina costurada na ponta, com a qual cortavam seus inimigos, marca registrada do grupo.
Peaky Blinders é ambientada na Inglaterra do pós Guerra, que ainda colhe as consequências do conflito. Com figurinos incríveis e uma fotografia impecável, a série conta a história de Thomas Shelby – líder da família e da gangue – que retorna da Primeira Guerra com o objetivo de estabelecer seu domínio sobre a cidade de Birmingham, no interior da Inglaterra. É a partir daí que toda a trama se desenvolve, em meio a muita briga de gangue, política, fuga e negociação com autoridades.
Com diálogos riquíssimos e complexos, personagens marcantes e história viciante, é muito fácil maratonar as 5 temporadas de Peaky Blinders, cada uma com seus 6 episódios. #FicaADica
ELITE
Indicado por: João Costa e Silva
Não demorou muito para que “Elite” se tornasse um dos maiores sucessos da Netflix. Assim que foi lançada, em 2018, muita gente não conseguiu parar de assistir os episódios da primeira temporada da trama, que vai muito além de uma história adolescente.
Apesar de a série conter assuntos relacionados à fase adolescente da vida dos jovens protagonistas, como sexualidade e tensões familiares, “Elite” também aborda questões como desigualdade social, econômica e cultural, preconceito religioso e corrupção. Tudo de uma maneira crua e muito interessante de se assistir.
A história começa quando três jovens espanhóis, estudantes de uma escola pública destruída por um terremoto, ganham uma bolsa para Las Encinas, uma das melhores e mais caras escolas da Espanha, frequentada pelos filhos da elite do país. Todas as diferenças e contrastes entre esses dois grupos leva à criação de uma atmosfera tensa, que culmina em um assassinato.
No primeiro episódio já é revelada a identidade de quem morre, mas é exatamente o suspense e o mistério acerca de quem cometeu o crime que faz com que queiramos assistir um episódio atrás do outro. E aí, já preparou a pipoca pra essa maratona? Aproveita que a Netflix estreou há pouco tempo a terceira temporada! (E há rumores de que uma quarta está por vir…).
MAKING A MURDERER
Indicado por: Cátia Gonçalves
Uma das mais interessantes e comentadas séries documentais lançadas pela Netflix em 2015 foi “Making a Murderer”. A trama dirigida por Moira Demos e Laura Ricciardi é para quem gosta de mergulhar em histórias de suspense e mistério. Por mais de uma década, elas acompanharam e documentaram a vida de Steven Avery, americano condenado por estupro que passou 18 anos na prisão por um crime que não cometeu. Após uma série de exames de DNA, foi comprovado que Avery havia sido condenado injustamente.
Em 10 episódios, a primeira temporada mostra como a polícia de Manitowoc “colaborou” para a condenação de Steven Avery, com falhas nas investigações do caso e com a omissão de importantes informações que poderiam provar a inocência do condenado. O curioso vem com uma reviravolta que envolve Avery novamente em outra acusação suspeita. A série já está em sua segunda temporada, na qual o aprofundamento se sobre as pistas e investigações policiais em relação ao novo caso.
ONCE UPON A TIME
Indicado por: Sara Carrulo
Sabe todas aquelas histórias de contos de fada que você ouvia quando era criança, com todos aqueles finais felizes? Pois é! “Once Upon A Time” é completamente o oposto disso. Nessa série, a Rainha Má finalmente triunfou e se vingou como sempre quis, mandando todas as pessoas do mundo encantado para Storybrook, uma cidadezinha no interior do Maine.
Nessa realidade, a Branca de Neve se tornou uma professora do primário e o Príncipe Encantado está em coma, internado em um hospital. A Rainha Má é a prefeita da cidade e a única esperança de todos é Emma Swan, filha da Branca de Neve com o Príncipe Encantado.
Segundo a profecia, quando completasse 28 anos de idade, Emma estaria destinada a ir para Storybrook salvar todos da maldição. Apesar de não se lembrar do seu passado, ao chegar na cidadezinha ela começa a perceber que a mágica ainda está ali, mesmo que tenha sido esquecida pela maioria. E cabe a Emma lutar pela sobrevivência dos dois mundos e salvação de todos.
FRIENDS
Indicado por: Ariana Araújo
E é claro que não poderíamos fechar essas dicas sem a mais clássica e mais aclamada sitcom de todos os tempos: “FRIENDS”!
Com as 10 temporadas completas na Netflix, Friends é uma boa pedida para todas as horas. Com episódios curtos, de aproximadamente 20 minutos cada, a série conta a história de um grupo de 6 amigos: Rachel, uma garota rica que deixa seu marido no altar e vai morar com a antiga amiga de colégio Mônica, sistemática e apaixonada por culinária. Mônica é irmã de Ross, o romântico frustrado que esconde uma paixão por Rachel. Do outro lado do corredor do apartamento de Mônica, moram juntos Joey – um ator que tenta a sorte em Nova Iorque – e Chandler (no que o Chandler trabalha mesmo?). E por último, e nada menos importante, o grupo se completa com Phoebe, uma excêntrica personagem com as piores/melhores canções.
Se você ainda não deu uma chance para Friends, talvez essa quarentena seja o momento certo para tentar assistir à série e entrar para a legião de fãs.
Fotografia de destaque retirada do Jornal Público