Artem

NOS é a única em Portugal a não fechar salas de cinema

Cinemas Nimas, Ideal, Castello Lopes, Trindade e Cinemateca fecham. Cinemas NOS reduzem a capacidade das salas para 50%.

Com 245 casos confirmados em Portugal e com o avanço constante da pandemia, na passada quinta-feira, dia 12, o governo tomou medidas que visam a contenção e o combate ao avanço do novo coronavírus. Depois do encerramento de discotecas e da limitação do número de pessoas em restaurantes e centros comerciais, o executivo não deliberou especificamente sobre os espaços coletivos de consumo que são os cinemas.

Segundo o Público, os cinemas NOS serão os únicos a funcionar, ainda que, com medidas apertadas de segurança. Foram anunciados reforços de limpeza e atenção ao distanciamento social entre os espectadores que se deslocarem a estes espaços. Em algumas das maiores salas, a lotação máxima é reduzida para 150 lugares.

Por outro lado, cinemas como Nimas, Ideal, Castello Lopes divulgaram o encerramento das suas respetivas salas. Em comunicado divulgado no ‘site’, a Castello Lopes admite tratar-se de uma atitude em conformidade com a responsabilidade social, pelo que a suspensão não tem uma data fixa.

Até indicação contrária, a NOS continua a operar ainda que as receitais de bilheteira e a procura de espetadores tenha caído na maior parte das salas durante a última semana. “A NOS ativou, há várias semanas, um Gabinete de Acompanhamento da COVID-19. Este gabinete tem vindo a trabalhar, em total alinhamento com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), em medidas de prevenção que, por um lado, assegurem a continuidade do negócio e que, por outro, acautelem a proteção dos seus clientes, colaboradores, parceiros”.

A ministra da cultura, Graça Fonseca, garantiu que o governo ainda vai deliberar e, posteriormente, produzir orientações específicas para os cinemas e quais as medidas a aplicar.

Fotografia de destaque retirada de Cinema 7ª arte

João Costa e Silva
Estudante da licenciatura em Jornalismo e Comunicação.